top of page

Os tipos de leite materno.

Quem ai já ouviu a brilhante dica “você deve dar 20 minutos de um peito e depois mais 20 minutos do outro? E aí? Está certo?
A resposta é NÃO. Entenda o porquê.
A mãe produz 2 tipos de leite: Leite anterior e posterior.
O leite anterior, que é o do inicio da mamada é rico em água. Por isso o bebê em amamentação exclusiva até os 6 meses não precisa beber água, chá e suco, pois o leite materno é tão perfeito, que já hidrata. Além disso, ele é rico em fatores de proteção.
O leite posterior é o que o bebê mama no final e é rico em gordura. Sim uma gordura que faz bem e indispensável para o bebê. Sendo assim, o leite posterior é mais calórico, fazendo o bebe ter ganho de peso e saciedade.
Não existe um tempo exato para identificar quando o bebê está mamando o leite anterior e o posterior, portanto, recomenda-se não ficar trocando o bebe de mama a cada 20 minutos, pois dessa forma ele só irá consumir o leite anterior e provavelmente não irá ganhar peso suficiente.
Quando ficamos grávidas, não ficamos grávidas sozinhas. Toda a família e amigos ficam grávida junto. Todo mundo quer dar palpites, falar de experiências, contar crendices... E isso é normal, mostra que todos querem participar e que estão felizes. Só cuidado com as dicas, pois orientações sobre amamentação, introdução alimentar, alimentação do bebê, por exemplo, devem ser passadas pelo obstetra, pediatra e/ou nutricionista, ok?
Uma última coisa, dica VALIOSA, não acredite NUNCA, JAMAIS em qualquer pessoa ou profissional que diga que seu leite é fraco.

Dra. Mayra Montelato

Nutricionista

(13) 99177-7264

bottom of page